EDUCAÇÃO

A Educação é um processo e o resultado desse processo é o conhecimento.

terça-feira, 23 de março de 2010

UTILIZAÇÃO DA MULTIMÍDIA COMO RECURSO EDUCACIONAL

Nos tempos atuais, os avanços tecnológicos nos deixa fascinados. Na educação, a tecnologia nos oferece vários recursos cada vez mais sofisticados.
Com a informática podemos usar inúmeros recursos ao mesmo tempo.
Isso faz com que a multimídia sendo uma apresentação multissenssorial, um conjunto de diferentes tipos de mídias, é um recurso que possibilita obtermos uma compreensão mais acelerada e completa, onde podemos ver imagem e movimento, ouvir o som de uma só vez.
Dessa forma, podemos dizer que os métodos usados por meio da informática em sala de aula merecem uma atenção especial, pois dependem muito de como o professor estimula o estudante a se envolver no processo e prender sua atenção para obter uma aprendizagem significativa. Daí a importância de trabalhar usando a interatividade, pois assim, facilita o envolvimento dos aprendizes nos grupos. Também não se deve descartar os cuidados que devemos ter com esses aprendizes, pois se não tiverem estimulados, facilmente desviam a atenção.
Assim, a utilização da multimídia como recurso educacional deve ser compreendida como um passo para a construção do conhecimento e não como barreira de aprendizagem, onde a elaboração e execução de um plano bem definido seja conseqüência de desenvolvimento de habilidades cognitivas. No entanto o professor, deve buscar no contexto atual, meios de agregar sua prática com as novas tecnologias educacionais buscando alternativas para o desenvolvimento de competências e habilidades tanto dele, professor, quanto do aluno.


Rosiram Gomes de Barros
Fev-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário