EDUCAÇÃO

A Educação é um processo e o resultado desse processo é o conhecimento.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Concepções de ensino/aprendizagem

As concepções de ensino e aprendizagem dividem-se em três tipos segundo os teóricos Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner e outros. Segundo esses teóricos, as teorias de aprendizagem são: o Comportamentalismo ou Behaviorismo, o Construtivismo (cognitivismo piagetiano) e o sócio- construtivismo (sócio-interacionismo) de Vygotsky e sócio-cultural de Paulo Freire.
Como teoria de aprendizagem, o Comportamentalismo ou Behaviorismo a informação está centrada na figura do professor, ou seja, ele é quem decide o que vai ensinar e como vai ensinar. Dessa forma, aluno e professor tem uma interação muito limitada o que não promove a busca da informação e do conhecimento.
Na concepção de aprendizagem do Construtivismo, segundo os teóricos Piaget, Dewey, Bruner, Vygotsky, entre outros, não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende através de sua própria construção mental de sentidos. Assim, o professor passa de transmissor de conhecimentos para facilitador da aprendizagem.
Na concepção sócio- construtivismo (sócio-interacionismo), Vygotsky defende o ser humano ativo, capaz de construir seu pensamento através da interação com o meio. Essa interação é fundamental para o seu desenvolvimento.
Sabemos que todas essas teorias, ainda que sejam algumas menos notadas, ainda são vivenciadas no contexto escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário