EDUCAÇÃO

A Educação é um processo e o resultado desse processo é o conhecimento.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mídias integradas ao projeto didático

Levando em consideração os propósitos da comunicação, público para o qual se destinam as peças de comunicação, o nível de maturidade do público da escola para trabalhar com os gêneros indicados, as características de linguagem dos gêneros, o meio físico, o valor social dos suportes e dos gêneros, o tipo de interação e de relação que suporte e gênero proporcionam aos participantes do projeto didático, irei utilizar os seguintes gêneros: a entrevista, o artigo, sites de informação, sites de busca, páginas pessoais, blogs. Entendo que estes gêneros me proporcionam um trabalho mais eficaz.
Com relação ao meu projeto didático a ser desenvolvido ao longo do meu curso, as mídias mais adequadas para serem utilizadas serão o impresso e a internet, pois neste trabalho utilizarei a entrevista, sites de informação, sites de busca, etc. Vou utilizar essas mídias porque acredito que serão as mais viáveis para o desenvolvimento do meu trabalho como para a conclusão. Com relação ao projeto político pedagógico da escola, o seguinte trabalho servirá como base para desenvolvimento de um trabalho que será de fundamental importância para reflexão da prática pedagógica do professor voltado para a utilização adequada dos recursos pedagógico (mídias) existentes na escola.
O projeto didático que irei desenvolver na escola está voltado para a construção de um jornal escolar cujo objetivo geral é situar o aluno como parte integrante do contexto em que ele vive. No entanto estaremos trabalhando com os alunos o despertar para a escrita e a leitura através da sua produção.

domingo, 10 de janeiro de 2010

AUTOCRITICA

Uma das experiencias realizadas nos módulos anteriores como atividade desenvolvida foi a criação do BLOG da escola e dos alunos cujo objetivo seria divulgar as atividades desenvolvidas na escola, tanto pelos alunos quantos pela equipe da escola. Porém encontro muitas dificuldades em realizar tal atividade, pois sempre estive incentivando os alunos, professores e equipe da escola para escrever. Mas, o que percebo é que os educandos e educadores ainda nao têm a cultura de escrever e ler por prazer. Não apresentam interesse, apesar de ser a internet um meio de comunicação muito importante.
Outra atividade foi a produção de vídeos pelos alunos utlizando a filmadora para produzir um documentário sobre o Bairro onde está situada a escola. O projeto ainda está em andamento, porém ainda muito tímida com relação ao trabalho do professor.
Vejo que errei pelo fato estar criando projeto para que a escola desenvolvesse, pois percebi que para projetar deveria estar presentes os principais sujeitos do processo, os alunos. Porém não vejo com acerto, um trabalho que seria desenvolvido para dar enfoque às tecnologias educacionais e usar de maneira adequadas a ferramentas existente na escola.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Autonomia, interdisciplinaridade e currículo.

Num projeto didático existem várias etapas a serem desenvolvidas.
Desde o plano até a analise conclusiva do projeto, se faz necessário que alunos e professores discutam cada etapa, para garantir que cada sujeito do processo possa absorver a aprendizagem necessária.
Se faz necessário também que o professor gerencie todo o processo, compatibilizando o tempo e o ritmo de cada um, pois não há uma classe homogênea em tempo e ritmo de aprendizagem, nem tampouco os conteúdos curriculares são da afabilidade de todos os alunos ao mesmo tempo.
Nesse caso, o professor deverá gerenciar com sabedoria a temática do projeto em questão para que os alunos possam realizar suas atividades de maneira prazerosa. Assim cada aluno também irá construir com autonomia a sua forma de aprendizagem.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Projetos didáticos e Papéis sociais da escola, de professores e estudantes.

Sabemos que o projeto didático não é a única fonte de conhecimento, pois existem outros instrumentos que servem de base na construção de competências e desenvolvimento de habilidades dos nossos educandos. Mas percebo que o projeto didático ressignifica sim o espaço de aprendizagem porque o professor que participa precisa ter definidos seus objetivos educativos, próprios da disciplina ou área com a qual trabalha.
Os projetos didáticos propiciam, enfim, o estudo de problemas reais e, por isso, complexos, o que dar a entender que há uma abordagem interdisciplinar neste tipo de trabalho.
Nesse contexto o alunos também tem papel muito importante que é a participação efetiva desde a elaboração até a conclusão do projeto.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Legitimidade do projeto didático/ Projeto didático e nível de Escolaridade.

A idéia de projetos está colocada como uma nova forma de organizar e realizar as atividades profissionais.
Profissionais dotados de maior autonomia para tomar decisões, valorização do trabalho em grupo, desenvolvimento de vínculos de solidariedade e aprendizado constante são algumas das características incentivadas pela realização de projetos de trabalho. Em uma equipe que trabalha com vistas a realizar um projeto, são mais importantes a solidariedade e o cuidado com a contribuição de cada um para o todo, do que os níveis hierárquicos. A questão não é quem manda em quem, mas se o projeto está se tornando realidade.
Um projeto deve levar em conta o ponto de vista do gerenciamento e administração. Projeto é atividade organizada, que tem por objetivo resolver um problema.
Optar pela criação e implementação de um projeto, para resolver determinado problema que se tem pela frente, é uma decisão gerencial, que depende de critérios. No transcorrer do trabalho cotidiano, os profissionais envolvidos percebem problemas que atrapalham o bom desenvolvimento das ações. Esse é um exemplo de situação em que a criação e implementação de um projeto podem ajudar a resolver um determinado problema e, em conseqüência, colaborar de maneira decisiva para o trabalho em geral.
A equipe de educadores de uma escola, além de considerar os projetos do ponto de vista didático, deve sempre estar atenta para os diversos problemas que existem ou surgem no trabalho e que podem ser resolvidos com a criação e implementação de um projeto. Como por exemplo: objetivo confuso, execução confusa e falhas na execução.
A experiência mostra que as seguintes condições afetam positivamente a probabilidade de sucesso do projeto: Definição do problema, envolvimento da equipe e planejamento.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Concepções de ensino/aprendizagem

As concepções de ensino e aprendizagem dividem-se em três tipos segundo os teóricos Pavlov, Watson, Thorndike e Skinner e outros. Segundo esses teóricos, as teorias de aprendizagem são: o Comportamentalismo ou Behaviorismo, o Construtivismo (cognitivismo piagetiano) e o sócio- construtivismo (sócio-interacionismo) de Vygotsky e sócio-cultural de Paulo Freire.
Como teoria de aprendizagem, o Comportamentalismo ou Behaviorismo a informação está centrada na figura do professor, ou seja, ele é quem decide o que vai ensinar e como vai ensinar. Dessa forma, aluno e professor tem uma interação muito limitada o que não promove a busca da informação e do conhecimento.
Na concepção de aprendizagem do Construtivismo, segundo os teóricos Piaget, Dewey, Bruner, Vygotsky, entre outros, não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende através de sua própria construção mental de sentidos. Assim, o professor passa de transmissor de conhecimentos para facilitador da aprendizagem.
Na concepção sócio- construtivismo (sócio-interacionismo), Vygotsky defende o ser humano ativo, capaz de construir seu pensamento através da interação com o meio. Essa interação é fundamental para o seu desenvolvimento.
Sabemos que todas essas teorias, ainda que sejam algumas menos notadas, ainda são vivenciadas no contexto escolar.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Produzindo conhecimento


Esse blog foi criado com a intenção de postar minhas produções. Surgiu a partir de um incentivo dado no curso de Mídias na Educação. Curso do qual participo como cursista e que por sinal é muito bom.